sábado, 23 de janeiro de 2010

Apresentação do Projeto

O Projeto Patrimônio em Movimento é apoiado pelo Fundo Municipal de Cultura e a FURB e será desenvolvido na cidade de Blumenau no ano de 2010.

Partimos de uma compreensão da história inserida no cotidiano dos sujeitos que vivenciam a cidade, permitindo reflexões sobre as formas de habitação, mobilidade, lazeres e trabalho e suas historicidades registradas pelas transformações urbanísticas e do espaço. Isto nos permite popularizar os debates acerca da história regional e as respectivas políticas patrimoniais na cidade de Blumenau. Deste modo, este projeto busca qualificar multiplicadores para desenvolver trabalhos com a temática “memória, patrimônio, cidade”.



O Projeto se realizará através das seguintes etapas:

1 – Realização de pesquisa de dados e imagens de sítios patrimoniais (edificações, praças e patrimônio natural) no acervo que compõem o Arquivo Histórico Profº José Ferreira da Silva da Fundação Cultural de Blumenau, e do Centro de Memória Universitária - CMU da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

2 – Realização de encontros periódicos para promover a formação de um grupo através da discussão de textos acadêmicos que abordem os temas: memória, cidade e patrimônio.
Encontros: 05 com duração de 03 horas. Totalizando 15 horas de formação.
Participantes: máximo 15, cadastrados através de e-mail a ser divulgado posteriormente.

3 – Realização de oficinas de fotografia, com um fotógrafo contratado, com objetivo de aprimoramento de técnicas de enquadramento e utilização dos recursos das câmeras.
Encontros: 02 com duração de 04 horas. Totalizando oito horas de formação.
Participantes: máximo 20.

4 – Realização de caminhadas, estimulando a produção de imagens fotográficas, pela cidade de Blumenau através de roteiros previamente definidos com locais de partida e chegada, bem como, locais estratégicos de parada para socialização das impressões. Ao longo da caminhada têm-se o objetivo de registrar através de fotografias elementos da paisagem, do cotidiano e das edificações. Serão priorizados os seguintes espaços: Rua São Paulo (dividido em dois momentos), Rua João Pessoa, Ruas Centrais da Cidade e Centro Histórico. Será fornecido aos participantes, uma garrafa de água mineral.
Encontros: 04 com duração de 4 horas. Totalizando 16 horas de formação com declaração das horas.
Participantes: máximo 20.

5 - Realização da Exposição Fotográfica intitulada: “Patrimônio em movimento: História, Memória e Cidade.” no salão Angelim da Biblioteca Central da FURB e outras instituições que a se interessarem pela temática. Serão selecionadas 10 imagens realizadas nas caminhadas pelas ruas da cidade de Blumenau, focando os patrimônios.

Participe! Se inscreva através do endereço patrimonioemmovimento@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário