quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Campanha busca ressaltar a importância histórica e cultural da Sociedade Cultural Alvorada de Gaspar



SALVEM O ALVORADA!

Esta campanha tem por finalidade levantar a importância histórica e cultural da Sociedade Cultural Alvorada de Gaspar. Por muitos anos o espaço foi utilizado pela sociedade gasparense e da região para grandes eventos e festas e sempre prestigiado por muitos cidadãos. A arquitetura embelezava o início da rua pricipal da cidade, Coronel Aristiliano Ramos. Porém, hoje percebemos a falta de cuidado com o espaço que poderia ser melhor utilizado para fins culturais.
Gaspar, é carente de espaços culturais, não tem teatro, não tem cinema, não tem museu, não tem arquivo histótrico, não tem galeria de arte, etc. Será que um espaço tão bem localizado, com uma arquitetura ainda um pouco conservada, com um espaço apropriado não pode abrigar alguns ou vários desses equipamentos culturais?
Seja para os jovens nas apresentação das bandas, seja para mostrar trabalhos artísticos ou para apresentações teatrais, seja para receber grandes nomes da música ou para mostrar talentos gasparenses? Logicamente que há necessidade de uma reforma muito grande para voltar a ser o que era, reestruturar e garantir o patrimônio que é do nosso povo. Me pergunto: onde estão todos os documentos, fotos, registros, atas e tudo o que fez a história das nossas famílias durante décadas? Será que se perdeu? Ou foi "perdido"? Acredito que sejam alguns "poucos" estejam se beneficiando da situação e se sentindo donos do espaço. Penso que a sociedade que existia com os seus fundadores e com seus ideiais já se foi, e agora só resta pouco, ou nada. Um lugar tão importante para nossa história não pode ser usado apenas para festinhas, cafés e diversão. Pense nisso!
Se você é a favor de que o Clube Alvorada seja resgatado, reestruturado e vire um centro Artístico-Cultural que Gaspar não possui, escreva para o e-mail cultura@gaspar.sc.gov.br , colocando o nome, cidade e RG, dedolvendo ao destinatario e e encaminhando a todos que puderem.

Ver também: http://www.cruzeirodovale.com.br/index.php?internautas-iniciam-movimento-para-salvar-o-alvorada&ctd=9470

(Crédito da imagem ao Jornal Cruzeiro do Vale, via Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário